terça-feira, 11 de novembro de 2008

A ESPERANÇA ESTÁ FORA DE MODA?





José Fabiano Ferraz - 12 - 39136519


Certa vez ministrando uma palestra, sobre a esperança no trabalho, uma pessoa disse-me, hoje a esperança esta tão fora de moda. Trabalho em consultoria de desenvolvimento humano nas empresas e buscamos, em nossos treinamentos, o aperfeiçoamento e a evolução contínua da pessoa como profissional e cidadão, responsável por sua qualidade de vida e de seu ambiente. Comecei a fazer um estudo dos aspectos que podem ser considerados positivos no ambiente de trabalho, e que ajudam na promoção da saúde. Foi sem grande esforço que pude observar a subjetividade como fator determinante, no estado de esperança, da pessoa ao interpretar as situações de seu dia a dia. Vamos parar agora, por um momento, e verificar se no seu ambiente de trabalho existe otimismo, autoconfiança e envolvimento nas situações, fazendo com que a resposta aos conflitos e problemas do dia a dia seja positiva. Do mesmo modo faça uma reflexão e veja se a raiva, a hostilidade, frustração e pessimismo, que também são estados subjetivos e de igual maneira afetam os estados de esperança, estão presentes no modo de interpretar as situações.
Existem vários estudos que apresentam a esperança como fator positivo no enfrentamento do stress e das situações do dia a dia nas organizações. Estes estudos definem esperança como “um conjunto cognitivo baseado na sensação de êxito na determinação e planejamento de objetivos”. Vamos ver alguns exemplos do que estamos falando: Se você se encontrar em um beco sem saída, pensar em muitas saídas; Buscar seus objetivos de forma enérgica; Entender que há muitas formas de contornar qualquer problema que esteja enfrentando agora; Se considerar bem sucedido; Pensar em várias maneiras de atingir seus atuais objetivos. Estes são estados de esperança que podem e devem ser desenvolvidos nos indivíduos. Alguns estudos constatam: “líderes esperançosos possuem unidades de trabalho mais lucrativas e melhores índices de satisfação e de estabilidade dos liderados, do que os líderes com níveis baixos de esperança”.
Pesquisas realizadas com enfermeiros, professores, universitários e pastores, verificaram que as pessoas que se mantêm ativamente envolvidas em seu trabalho, com alto grau de esperança, enfrentam as dificuldades inerentes ao trabalho numa relação significativa de bem estar e qualidade de vida. Constataram que a esperança propicia um estado subjetivo, da convicção de que se tem a força e capacidade para atingir seus próprios objetivos no trabalho. Os resultados apresentaram uma tendência a associar atividades de liderança com o desenvolvimento de esperança nas pessoas lideradas. Os pesquisadores concluíram que os líderes podem utilizar de intervenções para melhorar a esperança dos indivíduos de seu grupo, e que essas intervenções podem melhorar a saúde, e conseqüentemente o desempenho de sua equipe.
A partir da definição de esperança, da escala de estados de esperança, e das conclusões dessas pesquisas, chega-se a conclusão que os líderes podem:
a) ajudar as pessoas de seu grupo a buscar seus objetivos com entusiasmo;
b) ajudar a encontrar soluções para os obstáculos ao atendimento dos objetivos;
c) negociar estes objetivos e não impô-los autoritariamente;
d) oferecer os recursos necessários para consecução dos objetivos, realização das tarefas e solução de problemas.
e) informar o papel da pessoa dentro do contexto produtivo, das possíveis mudanças nas prioridades da organização, como também potenciais mudanças nos recursos disponíveis.
f) gerenciar o processo de negociação desse papel, e a adoção da tomada de decisão participativa.
Um ambiente onde a prática do diálogo, da transparência e da relação de confiança é reconhecida como fator importante, estará promovendo estados de esperança. Conseqüentemente isto refletirá um ambiente sadio, agradável e harmonioso. Pensando bem a esperança não esta fora de moda, vejo a importância de falarmos sobre isso não só nas empresas, instituições de ensino e organizações sociais, mas principalmente nas famílias. Faça uma reflexão e veja se o que esta coluna traz pode ser aplicado em seu lar, seu trabalho e sua rede social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Talvez essa pessoa que disse que a esperança está fora de moda não estivesse em um dos seus melhores dias, ou estava em um estado depressivo, ou ainda pode ser que seja do tipo mal humorada de carteirinha. Afinal, o que seria do ser humano se não cultivasse a esperança de estar caminhando p/ melhorar? Nada faria sentido.