quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A ECONOMIA GLOBAL EM EXPLOSÃO.




José Fabiano Ferraz -Psicólogo -12 -39136519


As organizações não estão mais limitadas às fronteiras de seus países. A rede Mcdonalds vende seus hambúrgers em Moscou. A Toyota fabrica carros em Kentucky; a General Motors no Brasil; a Ford (dona de parte da Mazda) envia executivos de Detroit para o Japão, para ajudar os executivos da Mazda em suas operações. Estes são alguns poucos exemplos de que nosso mundo virou uma aldeia global. Diferentes culturas, hábitos e costumes unidos por interesses econômicos. Para nossa realidade, isto significa que cresce cada vez mais as oportunidades de ser enviado para missões internacionais. A pessoa pode ser transferida para uma unidade ou subsidiária de sua organização em outro país. Por outro lado mesmo ficando no Brasil, possivelmente você terá que trabalhar com líderes ou colegas de culturas, hábitos e costumes diferentes.
O cenário mundial do mundo do trabalho, hoje, entende que as pessoas são o bem mais valioso das empresas. A Intel, a Microsoft, a Motorola e a Hewlett-Packard são exemplos de empresas bem sucedidas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Essas empresas perceberam que os concorrentes podem igualar a maioria dos seus produtos, processos, locações, canais de distribuição e outros aspectos. Mas o difícil é ter uma equipe de trabalho formada por pessoas altamente capacitadas e evoluídas. A característica que diferencia as empresas, bem sucedidas, na quase totalidade dos setores da economia é a qualidade das pessoas que elas são capazes de conseguir e manter. Os sistemas de remuneração atuam como estímulos de recompensa ao desempenho e a inovação.
No modelo atual das empresas, a qualidade é primordial. As pessoas devem se preocupar com a qualidade de uma maneira quase que obsessiva. Portanto, é importante definir para você mesmo a qualidade que pretende empregar em sua vida pessoal. Qualidade nos dias atuais, muito mais do que uma metodologia, é um estilo de vida. As pessoas estão sendo cada vez mais exigidas à autogestão. Para isso a pessoa precisa aprender a gerir a própria vida, desde o seu lazer, sua vida familiar, suas relações afetivas, pois todas estas situações de vida afetam as relações de trabalho e conseqüentemente o desempenho. Outro fator que envolve a qualidade, a princípio pode parecer que não tem nada a ver, é o julgamento moral e a tomada de decisão necessária neste mundo de mudanças rápidas. A ética tem ocupado um aspecto crucial no mercado de trabalho e na vida profissional. Vou destacar alguns aspectos pessoais importantes diante do cenário mundial:
A) ZELO: A qualidade do seu trabalho seja ele qual for. Desde que você tenha aceitado uma condição de trabalho. Pense no trabalho que você desenvolve, é importante o esforço, o cuidado e a disciplina em favor de um objetivo, que deve ser proposto por você mesmo.
B) HONESTIDADE: Como um modo de ser. Não somente parecer honesto, mas principalmente ser honesto. Com toda certeza sua honestidade, nas questões cotidianas, irá aumentar a qualidade na consecução de sua realização profissional.
C) COMPETÊNCIA: Refere-se ao conhecimento que você irá adquirir e acumular, sobre si mesmo, sobre seus objetivos, suas metas e o seu trabalho.

Nenhum comentário: