terça-feira, 23 de setembro de 2008

PLANEJAMENTO DE VIDA

José Fabiano Ferraz - 12 -39136519
Você quer ser o protagonista de sua vida? Ou deixar que as coisas aconteçam e simplesmente navegar ao sabor do acaso? Quem é o responsável pelo seu desenvolvimento? São questões desta natureza que levam a refletir sobre planejar a vida. Planejar significa elaborar um plano, projetar algo a curto médio e longo prazo. O planejamento de vida é um roteiro intencionalmente elaborado, que orienta os objetivos pessoais e profissionais. O humano é um ser que se projeta para fora de si mesmo, mas que não pode sair das fronteiras do mundo que o cerca. Por isso o planejamento de vida tem que estar, necessariamente, atrelado aos aspectos da sua realidade que, sem dúvida, podem ser mudados, mas precisam ser conhecidos. O planejamento de vida jamais será algo acabado ele é um esboço, que pode e deve estar aberto a possibilidades entre aquilo que deseja em sua vida e aquilo pode ser. As competências podem ser desenvolvidas, e o único responsável por este desenvolvimento é você mesmo.
O projeto de vida é, portanto, uma antecipação da vida que você deseja ter ou levar. Você já pensou em elaborar um plano de ação e estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo? Muitos responderão afirmativamente, mas não realizarão o plano proposto. Estamos falando do comprometimento que você tem que ter com seu plano de ação, da determinação em seguir o planejamento estabelecido por você mesmo. Às vezes a pessoa não se leva a sério, não é responsável com suas questões, e o seu planejamento de vida exige, necessariamente, responsabilidade e comprometimento. Elaborar um planejamento de vida é importante porque, você precisa saber para onde vai e refletir sobre o rumo que dará para sua vida. E cá entre nós, muitas vezes não temos a mínima idéia de nenhuma destas questões. O que acaba acontecendo é que a pessoa fica agarrada a um cotidiano, esquece ou não encontra tempo para refletir em sua principal tarefa nesta vida. Você tenha certeza, sua principal tarefa é se tornar aquilo que você pode ser. O seu maior desafio é expressar o verdadeiro potencial que existe dentro de você, e que pode estar adormecido, esquecido ou como já falei sufocado por questões do dia a dia.
O planejamento de vida é uma ferramenta de gestão, que te faz olhar para o futuro, traçar estratégias e saber o que quer, ele servirá como um mapa que irá orientar e conduzir às situações que deseja alcançar. Se você trabalha em uma instituição e acredita que o planejamento de vida não se aplica a sua realidade, está deveras equivocado. Hoje a maioria dos dirigentes das empresas sabe que o sucesso de sua organização esta ligado ao sucesso das pessoas, e que as organizações conseguem seus resultados através do sucesso das pessoas. Quem possui habilidade para definir seu projeto de vida, traçar planos de ação aliados a visão de futuro é interessante para instituições modernas.
Na prática o planejamento de vida começa com as questões relacionadas aos motivos que te levam a realizar as coisas no dia a dia. Você precisa refletir sobre seu trabalho atual, suas relações pessoais, a finalidade de suas ações e suas necessidades existenciais. O planejamento de vida é um exercício de autoconhecimento. O seu temperamento é algo que influencia suas decisões. Você direcionou sua vida até o momento e deu o seu melhor sempre. Mas se você não conhece seu temperamento como determinar um plano, uma direção, objetivo e metas que tenham a sua forma, o seu jeitão? Você pode estar andando em círculos, caminhando à margem de sua própria vida. E isto nos diferentes segmentos da vida afetivo e profissional. O seu temperamento pode ser o grande dificultador de sua vida. Se você não conhece seu temperamento fica brigando com suas características, imaginando que poderia ser uma pessoa diferente, ter essa ou aquela característica que observa em outras pessoas. Você não precisa ser outra pessoa para ter um plano de vida que contemple suas próprias características, o que você precisa é conhecer melhor a si mesmo, seu temperamento, reorganizar o que for preciso e desenvolver o que pode ser melhorado. Não existe uma receita para elaborar um planejamento de vida, o que você pode encontrar são alguns métodos que irão te ajudar no autoconhecimento, no posicionamento profissional, no direcionamento de seus desejos e vontades, na determinação clara e objetiva de seus valores, de seu estilo pessoal. Não tenha receio de procurar uma ajuda especializada para elaborar seu projeto de vida, ninguém vai te dizer o que fazer, mas poderá te ajudar a encontrar o que você quer fazer, a descobrir o potencial que existe dentro de você. Comece dedicando algum tempo do seu dia para refletir sobre as questões ligadas ao planejamento de sua vida. E você verá como irá buscar com maior dedicação, a transformação, o conhecimento e a valorização pessoal. O planejamento de vida te dará uma compreensão daquilo que deseja se dedicar na vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como é difícil fazer isso que vc coloca. Será que todo mundo consegue mesmo?