quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EU POSSO MELHORAR.


José Fabiano Ferraz - Psicólogo - 12 39136519

Hoje vamos refletir sobre o limite do sucesso. Será que somos limitados? Será que algumas pessoas são realmente mais privilegiadas ao sucesso do que outras? Por que para algumas pessoas o sucesso acontece de uma maneira que nos parece impossível de um dia conseguir?
O que faz da pessoa um sucesso é exatamente o seu talento, a sua capacidade e a sua riqueza interna. Se a pessoa tem uma consciência limitada de si mesma, o seu pensamento, o seu sentimento e a sua vontade também serão limitados. O quanto longe uma pessoa enxergar, tão longe se estenderá seus objetivos. E desta maneira também se estenderá o sentimento que tem de si mesmo. Um homem vitorioso possui a força do pensamento, a força da vontade e a força do coração. A força do pensamento é o conhecimento, a força da vontade a transparência do caráter, a força do coração o amor. A razão, o amor e a vontade são os ingredientes que a pessoa tem para conseguir vencer. Podemos melhorar nossa vida, seja em que segmento for através do conhecimento, do amor e da vontade. Então seja o que for que você faça, conheça muito bem a sua atividade, use o poder da razão, da inteligência que você tem, e transforme a sua atividade em uma atividade fácil. Administre a sua vontade, os seus desejos, quem domina sua vontade não se torna escravo da vaidade, dos hábitos e das compulsões. Quem administra a sua vontade consegue uma vitória sobre si mesmo, aprende a domar a fúria das paixões, dos vícios e consegue a transparência de caráter dos homens vencedores. O sentimento é o veículo de comunicação consigo mesmo, viver o sentimento nos dá o poder de amar, de odiar, de vibrar, de sofrer e de viver uma vida que pulsa e que transmite vida. Quem é capaz de sentir, não tem medo do medo, da dor, não tem vergonha da alegria, da euforia e da comemoração da vitória.
Ao olhar para as pessoas de sucesso podemos identificar a consciência que tinham do seu objetivo, marca característica de uma pessoa de sucesso. Quando temos consciência do objetivo somos satisfeitos e completos. A limitação do pensamento, do amor e da vontade é a limitação da própria pessoa em sua vida. E só pode ter consciência de suas limitações a pessoa que alcança a consciência de seu objetivo. Se fizer de suas limitações as limitações de seus objetivos, cometerá o erro, o engano de limitar sua consciência e seus horizontes. Encontrará a desculpa para o comodismo e a preguiça. A pessoa não é nada na vida sem um objetivo, os grandes homens, os homens de sucesso, tinham apenas um foco fundamental e dominante em suas vidas: a realização da meta.
O aperfeiçoamento é expandir os limites do possível, tornar possível o impossível, tornar fácil o que é difícil e tornar o fácil um prazer. Tornar as atividades fáceis e agradáveis é a forma de sucesso, pois assim farão parte de nossa vida habitual, pois, o difícil requer o esforço da superação e teremos a tendência natural de desistir. Se não podemos saltar sob os obstáculos, precisamos aprender a contorná-los, o importante é que a dificuldade seja transformada em facilidade, enquanto para alguns é fácil saltar os obstáculos, para outros será o contorná-los. Isto não quer dizer que devemos evitar o que é difícil, mas sim que através da força do conhecimento, da força da vontade e do poder do sentimento, melhorar nossa habilidade a fim de chegarmos à realização de nosso objetivo com facilidade. Nós podemos melhorar, sempre. Portanto tenha cuidado com seu pensamento, pois ele dirige sua vida, estabeleça um objetivo na vida e tenha o foco firme nele com confiança. Não abaixe a cabeça com as derrotas, não se envergonhe com os fracassos, mantenha todos os seus planos e caminhe sempre em frente, não se desvie do seu objetivo. Você pode melhorar sempre, se continuar, você pode aprender sempre, se acreditar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu, você arrazou! Afinal, vc é pscicologo ou filósofo? Bem, isso não importa. Concordo com quase tudo que vc escreveu, só acho que enfatizou muito a crença que devemos ter em nós mesmos, e se esqueceu de fazer referência à crença no Criador,que na minha opinião,é a verdadeira Fonte de força do ser humano. Ainda bem que você falou do "AMOR'.

José Fabiano Ferraz disse...

Olá anônimo. Obrigado pelo reconhecimento e por sua crítica. São sempre bem vindos. Mas vamos refletir se quando falamos do pensamento, do amor e da vontade não estamos falando da trindade do Criador em nós.

Anônimo disse...

Fiquei agradecido pela resposta, e acho até que vc tem certa razão. Mas esse assunto é bastante profundo, e cada pessoa tem sua forma particular de interpretá-lo. Para mim, a trindade do Criador em nós se refere a Amor,Perdão e Paz.