quarta-feira, 16 de julho de 2008

FÉRIAS


José Fabiano Ferraz - Psicólogo - 12 39136519

Estou vivendo aquela sensação que a maioria das pessoas vivem na véspera de sair de férias. O último dia é o mais difícil, parece que não acaba nunca, dá uma preguiça de fazer as coisas. Pois bem estou escrevendo esta coluna, que é o último compromisso antes de fechar o notebook e sair para umas merecidas férias. O termo férias em sua etimologia designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes, etc. Geralmente depois de passado um ano ou um semestre, de trabalhos ou atividades. É uma palavra que provém do latim “feria - ae”, singular de feriae, - arum, que significa entre os romanos o dia em que não se trabalha por prescrição religiosa. A palavra latina feria também se encontra na denominação dos dias da semana, do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino III d. C. que lhe deu o sentido de comemoração religiosa, no sec. IV ainda por influência da igreja. Prima feria foi substituído por Dominicus dies (dia do Senhor) e septima feria foi transformado em sabbatu, dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. No Brasil a legislação trabalhista estabelece um mínimo de 20 ou 30 dias consecutivos por ano de férias, sendo que aquele que tem apenas 20 dias pode requerer compensação pelos outros 10 dias em forma de salário. As férias tem o objetivo de proporcionar um período de descanso por lei, o trabalhador não pode se privar das férias nem por vontade própria, ele deverá cumprir 1/3 do período no mínimo.
A importância das férias é tão grande à nossa saúde que é garantida por lei, mesmo que a pessoa queira abrir mão de suas férias. Precisamos nos afastar por um tempo de nossa rotina diária e de nossos compromissos. Algumas pessoas, e hoje em dia não são poucas, vivem numa correria com muita atividade, sempre ocupada com cobranças por todos os lados. Estudam, trabalham, buscam o desenvolvimento pessoal através de cursos de especialização, envolvem-se em projetos e desafios no trabalho. Podemos perceber que estamos precisando de umas férias, quando nosso nível de energia está reduzido, começamos a ter dificuldade de concentrar em tarefas simples e ficamos desinteressados por nossas atividades cotidianas. O corpo nos dá este limite, e é preciso que respeitemos, pois caso contrário estaremos caminhando para a estafa e o stress. Muitas pessoas vendem as férias, ou nem tiram férias. É preciso parar, mudar de ares. Nosso organismo leva aproximadamente uns quinze dias para sair da rotina, em relação a horário e despreocupações. Por isso precisamos de 30 dias, ou no mínimo 20 dias de descanso.
Algumas pessoas evitam sair de férias, pois sentem que ficam mais estressadas quando estão com a família. O período de férias vira uma rotina, vão sempre aos mesmos lugares, com as mesmas pessoas, fazer as mesmas coisas e na mesma época do ano. Tem aqueles que aproveitam as férias para trabalhar e arrumar a casa, fazer obras e reparos, ou coordenar as obras que contrataram. Existem pessoas que tem dificuldade de ficar sem uma ocupação, não conseguem ficar a toa sem fazer nada. Precisamos aprender a descansar, é algo tão importante que Deus quando fez o mundo descansou no sétimo dia.
As férias podem ser programadas ou uma aventura, uma viagem longa ou curta o importante é que por uns dias você se desligue completamente de sua rotina. Mas se desligue também de alguns padrões que fazem parte de sua personalidade. Se você tem o hábito de liderar, deixe que os outros liderem e evite ficar tomando a frente das decisões. Se você é do tipo que faz muitas coisas ao mesmo tempo, procure fazer uma coisa de cada vez e bem lentamente, não tenha pressa. Agora o mais importante é que aproveite suas férias, pois você sabe que após o tempo de descanso existe uma rotina de trabalho te esperando para começar tudo outra vez.
Então BOAS FÉRIAS.

Nenhum comentário: