quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O SENTIDO DO NATAL




José Fabiano Ferraz - 12 - 39136519


Neste mês de dezembro gostaria de fazer uma série de reflexões sobre as festas de final de ano. No natal comemoramos o nascimento de Jesus e logo em seguida o ano novo. Mas gostaria de analisar estas datas sobre algumas perspectivas específicas. A semana passada refletimos sobre a fraternidade e sua indissociável aliança com a justiça. Esta semana vamos refletir sobre a questão do sentido que tem para nós a festa de natal. Às vezes parece, tão somente, que a data esta ligada a glutonaria, bebida e drogas que estão presentes de forma assustadora nestas festividades. Torna-se um padrão, um hábito, nocivo as nossas relações pessoais do qual não possuímos consciência. Não pretendo apresentar nenhuma doutrina religiosa, nem defender nenhum tipo de denominação, gostaria de refletir sobre Jesus Cristo seu nascimento e o que isto representa para os Cristãos. Todo cristão batizado entrega a Jesus a direção de sua vida. Aceita que Jesus não somente nos deu a vida, mas também a restaurou. Todo cristão batizado entende que deve a Ele muito mais do que pode possuir e pagar. O interesse mais íntimo de Jesus foi com o nosso bem estar, Ele nos amou e nos ensinou a amar uns aos outros. Ele nos disse que amar o outro é amar a Deus. Foi por um respeito ao ser humano, das limitações deste ser que Jesus se compadeceu. Ele nos vê como um ser real e Ele é consciente de nossa natureza humana.
O amor é o próprio Deus. Jesus Cristo é o amor de Deus que tem carne e sangue, portanto o amor que tem carne e sangue pode perdoar os pecados cometidos pela carne e pelo sangue. O sangue de Cristo, o seu sangue humano, nos purifica aos olhos de Deus, nos limpa de nossos pecados. Nós somos perdoados como seres de carne e osso. É sobre isto que trata a festa do natal, este é o principal, eu diria único objetivo de nos reunirmos e festejarmos o nascimento de Jesus. Mas é importante que em nossa ceia de natal esteja também, como prato principal, a Palavra de Deus como alimento da alma. O que Jesus nos trouxe de ensinamento e verdade sobre nossa condição humana. Se a Palavra de Deus é desagradável ao paladar não há dúvida que estamos de penetra nesta festa. Apresentamos a nossa alma doente, as nossas enfermidades e Ele nos oferecem o alimento que precisamos reter para a vida. O natal é a lembrança que guardamos da suave humanidade de Jesus, nosso Deus, para encher de alegria nossa festa e desaparecer o rancor ou a animosidade. Neste instante de alegria em que comemoramos o nascimento de Jesus, todo homem deveria sentir no coração o desejo de ter o próximo em seus braços, com grande satisfação. Trocar, juntamente com os presentes, a alegria de uma vida cristã. A condição que Ele estipula para que haja paz é a de que nós lutemos, com todas as forças de nosso corpo contra todos os vícios, sejam de comportamentos, ou de substâncias químicas.
No amor somos dependentes, porque o amor é a necessidade do outro ser. Solidão é autonomia e independência do outro. Só razão nos dá a condição de independência, mas a razão é “eu”, mas o sentimento é o “tu” é a relação que se estabelece. Só a razão com amor, e o amor com razão é o homem total, dotado de espírito. Jesus manifestou-se como humilde, como aliado do vencido, do pobre, do banido. O Deus que se humilha para estar junto com o humilde diz o profeta Isaias. O mendigo que não tem onde pousar a cabeça foi assim que Jesus se apresentou ao mundo. Este é o significado do natal, quem puder entender saberá que isto se refere a uma prática que não é deste mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belas palavras! Mas gostaria de dizer que acredito que o advento de Jesus na Terra foi exatamente para nos ensinar que Deus é Amor, como vc disse. Mas, ao contrário do amor humano, o Amor de Deus não é dependente de nada, Ele simplesmente É!! Tão puro e sem restrições que pode ser incondicionalmente doado e recebido. Jesus veio nos dizer que é possível e desejável que amemos como Ele nos ama, mas ainda estamos longe disso. E assim conseguimos entender o porque de tantas distorções, não só nas festas natalinas, como no comportamento geral dos homens.

José Fabiano Ferraz disse...

Que bom ter você por aqui, sempre com sua participação tão importante para todos que visitam este blog.